top of page

Artigos 

"Quando acho que estou livre, quando acho que tudo está bem e estou indo atrás das coisas que me fazem feliz lá vem ela novamente.
A dor, essa dor profunda que me abate e me tira a vontade de levantar de minha própria cama.
Todos os pensamentos começam a surgir, sendo a maioria negativos.
Por que eu vivo? Qual a razão desse sofrimento? Esse sofrimento que carrego comigo e torço para que ele um dia se vá. Não quero contar com outras pessoas e preocupá-las.
Tento aprender coisas novas, ir atrás de projetos para distrair minha cabeça que não para de pensar, mas essa sensação ruim sempre vem.
Viver para mim é um fardo, um sofrimento eterno.
Crio um imaginário de que um dia as coisas estarão bem, mas não consigo acreditar de fato nele. Afasto todos de perto de mim, porque sei que irei magoa-los um dia.
Não consigo dizer as coisas que estão em minha cabeça. Possuo dificuldade em me comunicar com os outros sobre o que estou sentindo. 
Espero acordar um dia sem esse peso."
Relatos como esse são cada vez mais comuns hoje em dia, a depressão é uma doença que afeta cerca de 300 milhões de pessoas mundialmente. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde o número de pessoas com a doença aumentou cerca de 18% entre 2005 e 2015.
A condição é diferente das flutuações usuais de humor e perdura por mais tempo, consiste em sentimento de tristeza profunda e perda de interesse ou prazer em atividades que normalmente são prazerosas com uma duração constante, podendo perdurar por anos.
Apesar do número alto, menos da metade procura tratamento, os motivos são variados como falta de recursos, falta de profissionais treinados e o estigma social associado aos transtornos mentais.
O surgimento da depressão está ligado a diversas causas como o ambiente, histórico familiar, genética, estrutura do cérebro e até mesmo a dieta. Apesar de seu surgimento exato ainda ser um mistério, há formas de tratamento que trazem resultados como o uso de medicamentos antidepressivos, porém os medicamentos tratam diretamente os sintomas da doença e não sua causa, além de trazerem também efeitos colaterais durante o período de tratamento.
Por meio da psicoterapia é possível explorar o histórico de vida da pessoa, procurar entender quais foram os pontos mais marcantes e como foram interpretados. Na terapia esse processo é feito com o intuito de reinterpretar todos esses marcos e trazer também um outro ponto de vista, do qual o paciente talvez nunca tivesse pensado, procurando trazer uma compreensão do quadro e mecanismos de lidar e superar a doença.
A terapia aliada ao tratamento psiquiátrico em casos mais graves tem resultados comprovados para lidar com a depressão, sendo possível atingir uma cura para quadro promovendo a saúde e a autonomia do paciente.

Texto: Erick Peselz Yamakawa CRP: 06/157141

Autismo

Contato

20200215_123048.jpg
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon

Success! Message received.

© 2023 by Modern Mindful Therapy. Proudly created with Wix.com

bottom of page