Especializada em Avaliação Neuropsicologica
Neuropsicologia
A neuropsicologia é a área da psicologia e das neurociências que estuda as relações entre o sistema nervoso central, o funcionamento cognitivo, a função cerebral, a partir do comportamento sensorial, motor, emocional e social do indivíduo.
O Neuropsicólogo investiga o perfil de funcionamento cognitivo/comportamental para identificar as forças e fraquezas cognitivas, desempenho ocupacional e vida diária.
Motivos associados ao encaminhamento de avaliação neuropsicológica:
Auxílio diagnóstico:
Identificar disfunções cognitivas que podem acompanhar as psicopatologias, neuropatologias e quadros clínicos infantis Ex. TDAH/ TOD/Dislexia/ Epilepsia/ Transtornos Emocionais: TAG/TAB/ Distimia, Elucidação de Síndromes/ Retardo Mental/Quadros do Espectro Autista, etc.
Elucidação de possíveis co-morbidades psicopatológicas primárias ou secundárias
Psicoterapia Infantil / Adolescente
O atendimento infantil tem for finalidade o cuidado e a atenção à saúde mental da criança.
Pautados por uma serie de queixas trazidas pelos pais, estes preocupados porque x é muito tímido, outras vezes porque y é muito agitado e sem limites, outras porque a criança não se comunica com ninguém, ou porque tem manias esquisitas, e muitas vezes porque não sabe ler ou escrever.
A adolescência é uma fase de transição, de novos desafios e muitas vezes apresentam problemas comportamentais como: agressividade, depressão, apatia desinteresse escolar, crises familiares, distorções quanto a auto imagem entre outros comportamentos.
Psicoterapia Adulto
O que é psicoterapia?
A psicoterapia é o atendimento realizado por um psicólogo direcionado por algumas questões como:
Quem sou eu? Quais as minhas necessidades?
Por que tenho Conflitos? Por que, tantas vezes me sinto inadequado em meu trabalho e entre amigos?
A psicologia é uma ciência que busca recursos para compreender tais conflitos
Qual o Papel do Psicólogo?
O profissional vai ajudar o individuo a se compreender e a se relacionar com outras pessoas e sociedade, e a lidarem melhor com suas emoções e sentimentos.
O exercício profissional pauta-se em condições teóricas, técnicas e éticas.
O sigilo profissional de acordo com a resolução significa manter sob proteção as informações e os fatos por meio da relação terapêutica, cabendo ao profissional manter as condições adequadas para que não haja violação.